A endometriose engorda?

É comum que as pessoas questionem se a endometriose engorda. Afinal, algumas mulheres relatam o ganho de peso após o diagnóstico da doença. Será que realmente há uma relação entre o problema e o aumento dos números na balança?

Saiba que até existe uma certa ligação, mas não tão direta assim. Existem outros fatores que contribuem para o aumento de peso. Quer saber quais são? Então, continue a leitura, pois, neste post, contamos mais sobre o assunto. Confira!

O que é endometriose?

Antes de mais nada é preciso entender, exatamente, o que é a endometriose. Essa doença se caracteriza pela presença de células do endométrio fora do útero. Ou seja, o tecido que reveste o útero atinge outros órgãos, como ovários, bexiga, trompas e intestino.

A endometriose não tem causa totalmente reconhecida, mas sabemos que ela pode acontecer quando o sangue do endométrio, que deveria sair pelo colo uterino como menstruação, segue em direção aos outros órgãos levando células endometriais.

A cirurgia uterina prévia e a genética também têm grande influência. Se a mulher já passou por procedimentos cirúrgicos no útero ou se tem histórico de endometriose na família,principalmente, mãe ou irmã, tem mais chances de desenvolver a doença.

A endometriose engorda?

Há uma ideia comum de que endometriose engorda. Mas será que há alguma relação entre a doença e o aumento de peso? A verdade é que não há essa ligação direta. Isso significa que a endometriose propriamente dita não favorece o ganho de peso.

O que pode acontecer é a distensão abdominal, que é um dos sintomas do problema. Dessa maneira, a mulher sente que engordou quando, na verdade, se trata de um inchaço na região do abdômen que está relacionado aos sintomas inflamatórios da doença. Entretanto, vale dizer que os tratamentos para endometriose podem resultar em ganho de peso. Falamos sobre isso no próximo tópico.

Quais as causas do ganho de peso na endometriose?

Como você pode ver, não há comprovação científica de que a endometriose engorda. Porém, o tratamento para a doença pode levar ao aumento de peso. Confira, a seguir.

Tratamento com medicamentos

Quando a endometriose ainda está em estágio leve, é possível fazer o tratamento com medicamentos e dispositivos hormonais, como pílulas anticoncepcionais e DIU, que ajudam a regular os hormônios.

Dessa maneira, evita-se o crescimento exagerado de tecido endometrial, reduzindo as cólicas intensas e os sangramentos. Um dos efeitos colaterais dos tratamentos hormonais é o ganho de peso através da retenção de líquidos (não ganho de gordura), mas é algo que pode ser discutido com o médico a fim de encontrar a melhor solução.

Como evitar o ganho de peso?

Embora os tratamentos para endometriose possam favorecer o ganho de peso, isso não significa uma sentença. É possível evitar os números a mais na balança e ganhar mais disposição, qualidade de vida e bem-estar, pois a solução é adotar hábitos de vida mais saudáveis, como:

  • praticar atividades físicas regularmente com orientação de um profissional de educação física;
  • comer mais frutas, verduras e legumes;
  • evitar alimentos ultraprocessados, açucarados e com gorduras ruins;
  • consumir fontes de ômega-3, como oleaginosas e peixes de águas profundas e geladas(salmão, atum e sardinha),  pois o ácido graxo ajuda no tratamento da endometriose e ameniza os problemas da menopausa precoce;
  • fazer acompanhamento com nutricionista.

Agora que você já sabe se endometriose engorda ou não, temos uma última dica. Mantenha a sua saúde em dia buscando ajuda médica, mesmo não apresentando sintomas. Isso é importante para diagnosticar qualquer problema que exista e esteja silencioso e ter o tratamento adequado aumentando as chances de sucesso.

Conheça a equipe de especialistas do Centro de Endometriose da Bahia, clique aqui e agende sua consulta.

Cadastre-se e Receba Conteúdos sobre Endometriose

Enviado com sucesso